4 Dicas para organizar o Fluxo de Caixa
A administração financeira é crucial para qualquer empresa, não importando seu ramo ou dimensão. Ela é responsável por gerir todos os recursos do negócio, promovendo sua expansão e fortalecimento.
Cabe ao gestor financeiro identificar áreas de melhoria, como a substituição de fornecedores para reduzir custos, oportunidades não aproveitadas e a possibilidade de revisão do regime tributário para minimizar impostos, entre outras possibilidades para aumentar o ganho financeiro.
De acordo com o Sebrae, cerca de 24,4% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades em menos de dois anos. Esse percentual aumenta para 50% quando consideramos um período de quatro anos. Um dos grandes motivos para esta porcentagem, é a falta de gestão financeira.
Pensando nisso, fizemos este artigo para auxiliar os empreendedores, que necessitam de orientação para o equilíbrio financeiro de sua empresa, pois este é um dos motivos que levam as empresas à falência, de acordo com o: https://www.serasaexperian.com.br/blog-pme/ir-a-falencia-veja-os-principais-motivos-e-como-evita-los/
4 Dicas para organizar o Fluxo de Caixa
1- Registre despesas como aluguel, contabilidade e Internet, além de pagamentos parcelados ou taxas anuais que devem ser quitados nos meses seguintes. Isso permitirá ter o saldo atual consolidado do caixa e prever os compromissos financeiros futuros.
Registre os valores a receber. Caso sua empresa ofereça serviços ou produtos com pagamento parcelado ou prazo estabelecido, faça os registros das receitas previstas para os próximos meses. Dessa forma, o saldo futuro previsto incluirá os valores a serem recebidos pela empresa.
2- Utilize uma ferramenta para visualizar o fluxo de caixa agrupado por centros de custo ou lucro de forma gráfica, da mesma maneira que faz com as categorias. Essa análise proporcionará uma visão clara das origens e destinos dos recursos financeiros.
3- Analise sua posição de capital de giro com objetividade. O capital de giro é vital para manter a saúde financeira do negócio, garantindo o pagamento pontual das despesas. Se você enfrenta dificuldades para administrar esse recurso, é um indício de que o controle do fluxo de caixa não está eficaz.
Identificar a causa desse desequilíbrio financeiro é o primeiro passo: os custos estão elevados? Seus preços estão abaixo do padrão de mercado? Houve algum evento inesperado afetando o faturamento? Após essa análise, é hora de buscar soluções para gerenciar o fluxo de caixa.
Uma abordagem é seguir a primeira dica, ou seja, registrar as movimentações financeiras. Se o capital de giro estiver aquém das suas projeções, é momento de ajustar as margens ou reduzir custos. Por outro lado, se estiver excessivo, isso pode indicar um crescimento sólido e a oportunidade de considerar novos investimentos.
Está gostando do artigo? Saiba também as 4 vantagens da Inteligência Financeira.
4- Priorize o planejamento de longo prazo e evite reagir apenas a crises imediatas. Quando sua empresa enfrenta dificuldades financeiras, é fundamental pensar em soluções que abordem os problemas de forma duradoura. Investir tempo e recursos para resolver questões na origem é mais eficaz e econômico do que lidar constantemente com crises pontuais.
Através do controle do fluxo de caixa, é possível realizar projeções para o ano inteiro, proporcionando uma visão clara para avaliar diferentes cenários e se preparar para possíveis adversidades. Portanto, estabeleça orçamentos para receitas e despesas em base mensal. Ao final de cada mês, compare as previsões com os resultados reais, identificando despesas não planejadas e implementando medidas para evitá-las no futuro.
Estas foram as 4 Dicas para organizar o Fluxo de Caixa, esperamos muito que estas dicas possam auxiliar você e seu empreendimento.
Nos acompanhe em nosso blog. Aqui você terá muitas informações e conhecimento que poderá mudar a sua vida pessoal, profissional e financeiro.
Até mais!
